Quem não ama um bom clássico? Aquele livro que, não importa quanto tempo passe, continua a ser relevante. Apresentar esses grandes clássicos da literatura infantil brasileira para as crianças é essencial para o desenvolvimento do repertório delas.
Muitos desses livros você talvez tenha lido na infância, então essa é uma ótima oportunidade para revisitá-los agora, na vida adulta, junto com seu filho. Afinal, os clássicos muitas vezes revelam novas camadas de significado cada vez que os relemos.
CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA PARA CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS
1. A curiosidade premiada
Quem nunca teve contato com uma criança perguntadeira? Glorinha, a protagonista do nosso primeiro livro dentre os clássicos da literatura infantil brasileira, é exatamente assim. Não se cansa de perguntar o porquê das coisas. Até que, de tanto perguntar, acaba cansando os seus pais com tantas indagações. Mas o que a família dessa pequena vai descobrir é que a curiosidade é, na verdade, muito importante na medida em que conhecemos e exploramos o mundo ao nosso redor.
2. O rabo do gato
Um dia, o sapo encontra um rabo de gato perdido no meio do caminho. O sapinho então, decide colocar o rabo para ver como é que fica. Mas e agora? Um sapo com rabo de gato é sapo ou é gato? Essa dúvida se espalha pela floresta e, para você descobrir a decisão que os animais tomaram sobre o assunto, vai ter que ler um dos grandes clássicos da literatura infantil brasileira O rabo do gato.
Lembrando que se você quiser mais dicas de obras para essa faixa etária, pode baixar o nosso guia com 30 livros que ajudam no desenvolvimento infantil do bebê!
CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA PARA CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS
3. Os saltimbancos
Este é um dos clássicos da literatura infantil brasileira que reúne dois grandes nomes da arte: Chico Buarque e Ziraldo. E é claro que dessa mistura só poderia sair coisa boa! Uma história inspirada no conto de fadas “Os músicos de Bremen”, a versão brasileira também traz uma crítica poderosa à ditadura militar imposta no Brasil na época. Além da crítica, a obra também vai divertir as crianças e as ilustrações do Ziraldo vão encantar a todos.
4. Cena de rua
O próximo na nossa lista de clássicos da literatura infantil brasileira é Cena de rua, livro premiado internacionalmente de um dos grande nomes da nossa literatura, Angela-Lago. Este livro-imagem retrata uma cena típica da vida urbana: uma fila de carros parados no semáforo em um congestionamento. Enquanto isso, acompanhamos o nosso protagonista, um menino que é vendedor no semáforo, e todas as pessoas com quem ele cruza em seu trabalho.
Cena de rua é uma obra que vai tocar a todos sem precisar emitir uma palavra em sua narrativa. E, se você também é fã do gênero, pode conferir a nossa lista de livros-imagem.
Veja também: Livro-imagem, conheça 7 obras que as crianças vão amar
CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA PARA CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS
5. Doze reis e a moça no labirinto do vento
Se o seu pequeno é apaixonado por contos de fadas, então essa obra é para ele! Conhecida por criar contos de fadas contemporâneos, Marina Colasanti é uma das maiores autoras de livros infantis e juvenis do Brasil. Seus contos abordam questões profundas e a vivência feminina.
6. Gente, bicho, planta: o mundo me encanta
Quando falamos de clássicos da literatura infantil brasileira não podemos esquecer de uma das maiores autoras do gênero e curadora do Clube de Leitura Quindim: Ana Maria Machado.
Aqui, a autora propõe reflexões acerca da ecologia e do meio ambiente. Tudo isso sem perder o caráter literário da obra. Os três contos que compõem o livro são recheados de rimas que fazem que Gente, bicho, planta: o mundo me encanta seja uma ótima opção também para quem busca por histórias para a fase da alfabetização. Afinal, enquanto aprendem e exploram a leitura e a escrita, os pequenos podem perceber que também existem palavras que se conectam pela sonoridade.
Veja também: 10 livros para a fase de alfabetização
CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA PARA CRIANÇAS DE 9 A 12 ANOS
7. A bolsa amarela
Da década de 70, este livro levanta reflexões importantíssimas ainda para o cenário atual. Além de trazer críticas sobre a ditadura militar brasileira que vigorava na época de seu lançamento, A bolsa amarela também fala sobre o privilégio masculino presente na nossa sociedade. Não é por acaso que a força dessa obra a levou a ser novamente perseguida em 2019 quando sofreu uma tentativa de censura na cidade de Limeira, interior de São Paulo.
O livro em si, embora recheado de críticas e de reflexões, não deixa de ter uma narrativa fantástica e envolvente que vai cativar os jovens leitores e nos lembrar de que, mesmo que tentem censurá-la, a literatura ainda vai resistir.
8. O gênio do crime
Talvez você já tenha se deparado com essa obra-prima em algum momento da sua vida. Mas você sabia que O gênio do crime foi o precursor da literatura policial juvenil no nosso país? Vamos à história do nosso último livro nessa lista de clássicos da literatura infantil brasileira!
Aqui, o grande mistério gira em torno de um gênio do crime que comanda uma fábrica de figurinhas falsificadas. Sim, aquelas figurinhas dos famosos álbuns de figurinha que marcaram presença na infância de muitos. É então que a turma do Gordo se propõe a descobrir quem é esse vilão ardiloso que anda falsificando as figurinhas. O final nós não iremos contar para não estragar a surpresa, mas garantimos que a leitura vale cada página!