O Clube Quindim separou uma lista com grandes clássicos da literatura infantil para você e seu pequeno aproveitarem!
Vale lembrar que dividimos as obras por faixa etária, mas isso é apenas uma recomendação. Cada criança é única, e só quem conhece e acompanha seu desenvolvimento saberá identificar sua fluência leitora. Dessa forma, nada impede que você leia livros de uma faixa etária mais avançada para um pequeno mais novo e vice-versa. Uma dica para os livros mais extensos é dividir a leitura em capítulos ou em partes que vocês possam ler juntos, aos poucos!
Clássicos da literatura infantil para crianças de 0 a 2 anos
Uma lagarta muito comilona
Se você não conhece Eric Carle, não sabe o que está perdendo! Ele é um dos maiores autores de histórias para crianças, e Uma lagarta muito comilona é um dos grandes clássicos da literatura infantil. Os pequenos vão amar essa lagartinha que quer comer de tudo enquanto se prepara para se transformar em uma linda borboleta. E, de quebra, enquanto acompanham essa história, os pequenos entram em contato com os dias da semana, os números e os nomes das frutas. E o melhor: a obra traz todo esse repertório sem jamais perder de vista a qualidade literária!
Trem de ferro
Café com pão. Café com pão. Café com pão. Quem aí não conhece o famoso poema de Manuel Bandeira que simula o andar de uma locomotiva? Os pequenos adoram esse ritmo e essa brincadeira sonora! Por isso, Trem de ferro é um clássico que recomendamos tanto para os mais novinhos. Se entregue à leitura e se divirta imitando com o seu pequeno o som dessa locomotiva que anda veloz pelos trilhos.
O rabo do gato
Mary e Eliardo França são grandes expoentes da literatura infantil brasileira, com mais de 300 livros publicados! A coleção Gato e Rato é um ícone da literatura dos anos 80 e vale muito a pena ler essas obras com os pequenos. Em O rabo do gato, um sapo encontra o rabo de um gato e decide usá-lo. Mas e agora? Sapo com rabo de gato é um gato ou um sapo? Descubra a resposta junto dos pequenos lendo essa obra que é um dos clássicos da literatura infantil brasileira. Você também pode conferir mais dicas de livros para bebês aqui em nossa Revista!
Veja também: Livros para bebês: 10 obras para ter em casa
Clássicos da literatura infantil para crianças de 3 a 5 anos
Chapeuzinho amarelo
Que o Chico Buarque e o Ziraldo são incríveis a gente já sabe. Agora imagina quando esses dois se juntam para construir um livro infantil. É claro que o resultado só poderia ser uma obra potente como Chapeuzinho Amarelo! Para quem não conhece a história, a menina Chapeuzinho Amarelo tem medo de tudo, mas o seu maior medo é o medo que ela sente do medo que ela tem do lobo mau. Confuso? Pois Chico Buarque e Ziraldo vão nos mostrar o que acontece quando temos medo do próprio medo. E aí? Será que Chapeuzinho Amarelo vai superar o medo ou não?
Com um final surpreendente e engraçado a obra é perfeita para ler com os pequenos. Vale lembrar também que Ziraldo é um dos curadores do nosso Clube de Leitura Quindim, responsáveis por selecionar as obras que enviamos todos os meses para os nosso leitores! Você pode conhecer mais do nosso clube no site!
Milhões de gatos
Talvez Milhões de gatos não seja uma história tão conhecida pela maioria das pessoas, mas não se engane. Esse clássico da literatura infantil foi publicado em 1928 e é altamente premiado, além de já ter figurado em listas como a da School Library Jornal dos cem melhores livros ilustrados da história. Aqui acompanhamos a história de um senhor muito velho e de uma senhora muito velha que, por se sentirem sozinhos, vão atrás de um gatinho para chamar de seu. Mas como escolher um só se todos os gatinhos são tão fofinhos e lindos? Descubra quem foi o gatinho sortudo nessa obra que tem um final que vai te surpreender.
Minimaginário de Andersen
Se você não reconheceu pelo nome quem é Hans Christian Andersen, não se preocupe, talvez você conheça suas histórias que são grandes clássicos da literatura infantil como A pequena sereia, O patinho feio, O soldadinho de chumbo. E o Minimaginário de Andersen traz várias dessas histórias já amadas, mas também várias outras igualmente legais e que são mais desconhecidas do público. Então aproveite para relembrar esses clássicos com os pequenos e descobrir várias outras novas histórias! Você também pode conhecer mais livros infantis para crianças de 3 a 5 anos em nossa Revista!
Veja também: 10 livros infantis para crianças de 3 a 5 anos
Clássicos da literatura infantil para crianças de 6 a 8 anos
A árvore generosa
Shel Silverstein é autor de vários clássicos da literatura infantil sendo A árvore generosa um dos mais famosos. Aqui acompanhamos a relação de um menino com uma árvore. Uma relação que nos dá abertura para várias interpretações, como a relação de mãe e filho e a relação entre homem e natureza, por exemplo. Com certeza, a história vai tocar até os mais velhos que podem se identificar com as personagens e se emocionar com o desfecho. Se você ainda não leu nenhuma obra desse autor, essa é uma boa opção para começar!
Adelaide, a canguru voadora
Adelaide é uma canguru um tanto quanto diferente: ela tem asas! E essas asas permitem que ela viaje e explore vários lugares ao redor do mundo. Mas no fundo o que Adelaide deseja mesmo é encontrar um canguru igual a ela. Será que ela conseguirá encontrar esse alguém? Tomi Ungerer é um dos autores mais conhecidos ao redor do mundo, é responsável pela criação de vários clássicos da literatura infantil e venceu o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. Então, o que você está esperando para conhecer a história dessa canguru superdiferente?
A história de Pedro Coelho
Esse é um dos maiores clássicos da literatura infantil. Talvez você ainda não conheça essa história pois ela não é assim tão difundida no Brasil. Mas Beatrix Potter começou sua carreira de escritora num tempo em que pouquíssimas mulheres haviam entrado no mundo da literatura infantil e publicou o seu primeiro livro, A história de Pedro Coelho, em 1902.
A obra segue o coelhinho Pedro e suas aventuras na horta do senhor MacGregor que tenta capturá-lo a todo custo. Essa edição, já enviada pelo nosso clube de leitura, é ainda mais especial pois segue a ideia original de como a autora imaginou a sua publicação. Tanto no formato quanto na disposição das ilustrações. Você pode conferir mais livros para a fase de alfabetização aqui em nossa Revista!
Veja também: 10 livros para a fase de alfabetização
Clássicos da literatura infantil para crianças de 9 a 12 anos
O gênio do crime
João Carlos Marinho foi pioneiro na novela policial para crianças no Brasil e, por isso, O Gênio do Crime é uma obra tão importante para a história da literatura infantil do nosso país. Aqui acompanhamos a história da turma do Gordo que tenta desmantelar o esquema criminoso de falsificação de cards raros de um popular álbum de figurinha. Se o seu pequeno é fã de mistério e suspense, então ele vai amar essa obra que é um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira.
A ilha do tesouro
Esse clássico é um dos pioneiros em se tratando de narrativa de piratas. E quem não gosta de uma aventura com piratas, navios e um tesouro escondido? Impossível não ser cativado por A ilha do tesouro. Talvez você não conheça a obra, mas com certeza imagina um papagaio e perna de pau ao pensar em um pirata. E adivinha? Esse imaginário que nós temos vem justamente dessa obra que marcou a história da literatura e cativa leitores até hoje.
Peter Pan
Você provavelmente conhece a história do menino que não queria crescer. Mas você já leu a versão original desse clássico? Além de ser uma obra encantadora e rica, essa edição enviada pelo Clube Quindim é um edição de bolso super encantadora. Talvez esse seja um livro que valha a pena você ler com o seu filho, mesmo que ele já tenha o hábito de ler sozinho, afinal, é provável que Peter Pan tenha feito parte de sua infância também!
Ler essa história pode ser uma fonte de nostalgia que nos desperta boas memórias da infância. Afinal, não é porque a criança já consegue ler uma obra sozinha que vocês não possam mais se divertir através da leitura compartilhada! Você também pode conferir mais dicas de livros para crianças de 9 a 12 anos aqui na Revista!
Veja também: Contos infantis e suas muitas versões: Peter Pan
Amei esse post, parabens pelo conteudo.
livros maravilhosos.