Manter o calendário de vacinas do bebê atualizado é fundamental para sua saúde.

Seguir o cronograma de vacinas do bebê é fundamental para garantir a saúde dos pequenos, pois a imunização é uma etapa muito importante para controlar e evitar a volta de doenças que já estão controladas.

Conhecer as vacinas, seus efeitos e para que servem é algo que todos os pais precisam saber. O Programa Nacional de Imunização (PNI) divulgou dados preocupantes que mostram uma queda na taxa de vacinação no país. Como você pode imaginar, isso acende o alerta vermelho, já que representa um grande perigo para as crianças.

A vacinação infantil é muito importante, mas você sabe quais são as vacinas e quando o bebê deve tomá-las? Confira tudo o que você saber neste post!

Por que é importante deixar as vacinas em dia?

Vacinas bebê. Quais vacinas o bebê deve tomar

O principal motivo é que seguir o cronograma de vacinação torna a imunização mais eficiente. Vacinar as crianças é fundamental para proteger os pequenos de inúmeras doenças – muitas das quais podem ser fatais.

Portanto, as vacinas são tidas como cuidados básicos e devem começar desde o nascimento do bebê. Ainda na maternidade já é dado início ao cronograma vacinal, e é responsabilidade dos pais ou responsáveis seguirem com o esquema até os 4 anos.

Nesse período, o organismo ainda não está preparado para combater algumas infecções. Então, as vacinas são responsáveis por estimular o sistema de defesa da criança para diminuir os riscos de o bebê ficar doente.

Para se ter uma ideia, na década de 1930 as doenças parasitárias e infecciosas eram motivos de quase 46% das mortes no país. Já em 2010, esse número caiu para cerca de 4,3%.

Quer saber outro dado assustador? Doenças como sarampo, difteria, rubéola, meningite, poliomielite, tétano, coqueluche e síndrome da rubéola congênita causaram 5,5 mil óbitos de crianças de até 5 anos nos anos 1980. É um número absurdo em comparação com 2009, em que foram contados 50 óbitos.

Esses números mostram a eficiência das vacinas e que elas salvam vidas. Por mais que não seja fácil assistir nossas crianças levarem aquela picadinha e chorarem, devemos lembrar que a vacinação é um ato de amor e proteção.

Veja também: Baixe grátis e-book com dicas de 30 livros que ajudam no desenvolvimento do bebê

Quais as vacinas que o bebê deve tomar nos primeiros meses de vida?

Calendário de vacinas bebê

O cronograma vacinal infantil é composto por vacinas que são gratuitas e recomendadas pelo Ministério da Saúde. As aplicações podem ser feitas em postos de saúde e na maternidade, basta verificar onde as doses são disponibilizadas.

Confira quais são as vacinas do bebê que devem ser tomadas até os 4 anos de idade da criança.

No nascimento

As vacinas recomendadas no nascimento são BCG e Hepatite B. A BCG é aquela velha conhecida que deixa uma cicatriz no braço, administrada em dose única e que serve para prevenir contra formas graves de tuberculose. A vacina da Hepatite B evita a doença e precisa ser aplicada nas primeiras 24 horas de vida do recém-nascido.

2 meses

Aos 2 meses, o bebê deve tomar as seguintes vacinas:

  • Segunda dose da vacina de Hepatite B;
  • Vacina Tríplice Bacteriana (também chamada de DTPa), que protege a criança contra tétano, coqueluche e difteria, que são causadas por bactérias;
  • Primeira dose da vacina VIP, criada para proteger contra poliomielite (paralisia infantil);
  • Vacina contra o rotavírus;
  • Primeira dose da vacina Hib, que protege da infecção provocada pela bactéria Haemophilus influenzae;
  • Primeira dose da vacina Pneumocócica 10V, que defende o organismo contra pneumonia, meningite e otite (a segunda dose é administrada até os 6 meses do bebê)

3 meses

Aos 3 meses, o bebê precisa tomar duas vacinas: a primeira dose da vacina Meningocócica C (contra Meningite meningocócica do sorogrupo C) e também a primeira dose da vacina Meningocócica B (contra Meningite meningocócica do sorogrupo B).

Veja também: Papinha para bebês. Confira 9 receitas fáceis, rápidas e saudáveis

4 meses

Quando o bebê chega aos 4 meses, devem ser aplicadas a segunda dose da vacina VIP, da  tríplice bacteriana (DTPa) e também da Hib.

5 meses

No quinto mês, de vida do bebê são apenas duas vacinas que precisam ser aplicadas: a segundas doses da Meningocócica C e da Meningocócica B.

6 meses

Quais as vacinas bebê

Quando o bebê chega aos 6 meses, recebe outras doses de reforço das vacinas, entre elas as terceiras doses das vacinas da Hepatite B, Hib, VIP e tríplice bacteriana.

Além disso, dá-se início à vacinação para imunizar contra o vírus da Influenzae, que depois precisa ser repetida todos os anos.

Veja também: Saltos de desenvolvimento do bebê. Veja quais são e quando eles ocorrem

9 meses

Aos 9 meses, o bebê deve tomar uma única vacina, que é a que protege contra a febre amarela.

12 meses

Com um aninho de idade, as vacinas que o bebê deve tomar são o reforço das vacinas Pneumocócica, da Meningocócica C e da Meningocócica B (as duas últimas podem ser administradas até os 15 meses).

Também são aplicadas as primeiras doses das vacinas contra catapora, Tríplice Viral (contra caxumba, rubéola e sarampo) e Hepatite A (com a segunda dose até os 18 meses).

Por fim, é recomendada a imunização contra a poliomielite, conhecida como VOP, que é administrada via oral.

15 meses

A maioria das vacinas aos 15 meses são doses de reforço, como as segundas doses da Tríplice Viral, vacina contra catapora e VIP, além da quarta dose da Pentavalente.

Até 18 meses

Até essa faixa etária, o bebê precisa tomar reforço da vacina tríplice bacteriana (DTP) e da Haemophilus influenzae.

4 anos

Por fim, aos 4 anos, são aplicadas o reforço da DTP, poliomielite e febre amarela, assim como a quinta dose da Pentavalente.

Como funciona o calendário de vacinação dos pequenos?

As vacinas do bebê de acordo com a idade

O esquema vacinal não foi criado do dia para a noite. Na verdade, o calendário de vacinação segue e respeita o desenvolvimento da imunidade infantil. Portanto, as vacinas ajudam o sistema imunológico do bebê a se imunizar contra as doenças infecciosas.

A vacinação é ainda mais importante porque aumenta também a proteção de outras crianças. Quanto mais houver pessoas imunizadas, menores são as chances de infecção, pois as vacinas estimulam a produção de anticorpos e despertam o sistema de defesa do organismo.

Em outras palavras, as vacinas do bebê são um cuidado que vai além da proteção individual.

Crianças precisam de diversão, especialmente depois das picadinhas das vacinas, e o clube de leitura do Quindim é uma oportunidade para descontrair este momento. Com livros enviados todos os meses, o poder da literatura pode ajudar nesse momento – e em toda sua vida!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!