Você já pensou quais são os clássicos autores de literatura infantil? Quem são os escritores e escritoras, ilustradores e ilustradoras que criam histórias encantadoras e marcantes para gerações de leitores?
O Clube Quindim preparou uma lista incrível com 8 clássicos autores de literatura infantil brasileira que as crianças merecem conhecer! E algumas dessas obras já foram enviadas aos assinantes, viu?
ConFIRA NOSSA SELEÇÃO DE Autores de literatura infantil fundamentais:
1. Ana Maria Machado
Começamos nossa lista de autores de literatura infantil com Ana Maria Machado, que possui uma trajetória de mais de 50 anos de carreira. Sua presença literária se destacou nas publicações infantis e, além de atuar nessa área, Ana Maria Machado é graduada em Letras, já lecionou Língua Portuguesa na Sorbonne, renomada universidade francesa, explora a pintura profissionalmente e é curadora aqui do nosso clube de livros infantis!
Desde os primeiros livros para crianças de sua autoria, Ana Maria inaugurou uma nova maneira de escrever para o público infantil brasileiro. Confira alguns títulos da autora que foram enviados pelo Quindim:
Contos de Fadas: de Perrault, Grimm, Andersen e outros
Com apresentação de Ana Maria Machado, essa antologia reúne autores clássicos dos contos de fadas que nunca ficam ultrapassados, já foram para as grandes telas em formato de filme e acompanham as crianças com muita diversão: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Pequeno Polegar, João e o Pé de Feijão e muito mais.
Brinco de listas
Este livro de poemas apresenta uma abordagem muito divertida e repleta de rimas que farão as crianças se divertirem com a sonoridade das palavras. É uma boa pedida para o desenvolvimento da linguagem e para o processo de alfabetização dos pequenos. Confira a resenha completa de Brinco de listas clicando no botão abaixo!
Direto do Instagram: 8 livros de poesia para ler com as crianças
Bisa Bia, bisa Bel
Bisa Bia, bisa Bel é considerado um marco da literatura infantil brasileira. O livro foi muito premiado e recebeu várias traduções para outros idiomas.
É difícil terminar o livro e não se sentir tocado pela história da curiosa garotinha Bel, que encontra uma fotografia antiga da bisavó e passa a descobrir muitas coisas sobre a memória da família e o sentimento de saudade.
2. Ziraldo
Ziraldo foi um artista de muitas facetas. Além de ilustrador, foi cartunista, jornalista, chargista, pintor e também dramaturgo.
Entre inúmeras obras, é responsável por um dos grandes fenômenos de literatura infantil: O Menino Maluquinho, publicado pela primeira vez em 1980. Autor de mais de 130 livros, Ziraldo é um dos escritores mais amados do Brasil e, por isso, faz parte de qualquer lista de obras que as crianças precisam conhecer!
Veja também: Ziraldo para sempre: 7 livros inesquecíveis
Chapeuzinho Amarelo
Escrito por Chico Buarque e ilustrado por Ziraldo, o livro é uma releitura do clássico infantil Chapeuzinho Vermelho. Aqui, Chapeuzinho Amarelo tem que enfrentar o medo do lobo de uma maneira completamente diferente. O que ela vai fazer?
Essa importante obra da literatura infantil brasileira foi escrita durante a ditadura militar no Brasil e usa a temática do medo para criticar o governo autoritário e opressor da época. Saiba mais sobre essa obra tão potente da nossa literatura!
Os Saltimbancos
A narrativa de Sergio Bardotti e Chico Buarque é sobre a travessia de quatro animais que estão em direção à “cidade grande”. Ao se encontrarem no meio da estrada, um jumento, um jegue, uma galinha, um cachorro e uma gata se identificam com os sonhos e o desejo por liberdade.
Os Saltimbancos é uma releitura do famoso conto dos Grimm chamado Os músicos de Bremen e também já ganhou adaptação para os palcos do teatro. Você provavelmente já ouviu, ou quem sabe já cantou, os versos “au, au, au, hi-hó, hi-hó / miau, miau, miau, cocorocó/ o animal é tão bacana/ mas também não é nenhum banana” e, acredite ou não, essa música se chama “Bicharia” e faz parte dessa obra. Então, que tal aproveitar para ouvir as canções da peça com os pequenos logo após a leitura?
História de dois amores
História de dois amores é um livro cheio de reflexões e que trata do amor de maneira delicada e sensível. A amizade de uma pulga e de um elefante emociona os leitores e, mais uma vez, Ziraldo assina um trabalho de ilustrações que torna o texto do poeta Carlos Drummond de Andrade ainda mais comovente.
3. Ruth Rocha
Se as crianças ainda não conhecem Ruth Rocha, essa é a oportunidade para apresentar suas obras e se encantar com o estilo direto, gracioso e coloquial da autora. Ruth publicou seu primeiro livro chamado Palavras, muitas palavras, em 1976. Agora, a autora possui mais de duzentos títulos publicados e já foi traduzida para vinte e cinco idiomas. Ruth Rocha também possui um vasto trabalho de tradução de vários títulos infanto-juvenis.
Alvinho e o presente de Natal
O título compõe a coleção As aventuras de Alvinho e, dessa vez, conta uma história de Natal.
Alvinho deseja ganhar vários brinquedos de Natal! O protagonista já preparou uma super lista e faz de tudo para conseguir o carro de bombeiros com sirene de verdade, a Bola-Mola… Mas será que ele conseguirá todos esses brinquedos? E mais: será que ele precisa mesmo de tudo isso?
Nicolau tinha uma ideia
Um livro com muitas cabeças com uma ideia só. Ideias que nunca eram compartilhadas com os outros ou discutidas. Aqui, a história é sobre a partilha, a mistura de pontos de vista e a valorização da comunicação plural. Saiba mais sobre essa obra em nossa resenha de Nicolau tinha uma ideia.
O que os olhos não veem
Um rei que, de repente, só enxerga pessoas grandes é o enredo da história provocativa de O que os olhos não veem. Aqui, o rei deixa de enxergar as pessoas consideradas “menores” e privilegia em seu reinado apenas os fortes. Até que os pequeninos e de voz baixa se unem para mostrar sua força.
Veja também: Clube de livros infantis seleciona os melhores livros para você ler com as crianças
4. Sylvia Orthof
Premiada autora de livros infantis e juvenis, Sylvia Orthof publicou mais de cem títulos com temáticas diversas. Além de uma autora clássica do universo infantil, foi também dramaturga, diretora e pesquisadora.
Gato pra cá, rato pra lá
Um encontro surpreendente entre um rato e um gato que não passam a história em perseguição. O texto de Gato pra cá, rato pra lá é cheio de elementos imaginativos e afetuosos. Aqui, o gato se sensibiliza com a tristeza do rato e os dois inspiram um encontro poético único.
Veja também: Gato pra cá, rato pra lá. O encontro inusitado e poético entre o gato viajante e o rato tristonho
Se as coisas fossem mães
Uma obra que atravessa o significado de ser “mãe”, sem idealismos. Em Se as coisas fossem mães, há acolhimento e muito cuidado ao falar sobre como seriam se os objetos do cotidiano fossem mães, tratando de maternidade como algo que contempla erros e acertos de modo humano.
Direto do Instagram: 8 livros para falar sobre maternidade
A fada sempre-viva e a galinha-fada
A fada deste livro tem uma habilidade muito especial: ela bate as melhores claras em neve do reino. E com elas é capaz de fazer um bolo maravilhoso. E é essa tarefa que o rei lhe traz. Entretanto, para fazer o bolo, ela precisa encontrar uma galinha que bote 74 ovos de uma só vez. Será que ela irá conseguir? Descubra lendo A Fada Sempre-Viva e a galinha-fada.
Veja também: Histórias de animais que as crianças vão amar ler
5. Angela-Lago
A mineira Angela-Lago, além de escritora, é também ilustradora e desenhista. Premiada nacional e internacionalmente, a autora traz histórias leves e divertidas e foi responsável por importantes inovações no campo da ilustração digital brasileira. Conheça algumas de suas obras a seguir.
A casa do bode e da onça
O bode a onça constroem uma casa em um mesmo terreno e, ao fim da obra, ficam sem saber de quem é a casa. Agora, os dois precisam se entender para decidir sobre a propriedade. Falando sobre conflitos e perspectivas, A casa do bode e da onça é uma obra que consegue divertir e nos fazer refletir ao mesmo tempo.
Indo não sei aonde buscar não sei o quê
Seinão é o protagonista que deseja se casar com uma princesa. Seinão fará de tudo para isso, até que acaba Indo Não Sei Aonde, buscar Não Sei o Quê.
Cena de rua
Uma mistura de todos os elementos que fazem parte da cidade e da rua. A vida urbana com semáforos, trânsito e meninos que vivem nesse cenário diariamente.
Em Cena de rua as imagens dos livros falam por si e comunicam muito da história tocante de crianças que estão em situação de vulnerabilidade.
Veja também: Livros infantis sobre refugiados para crianças
6. Lygia Bojunga
Autora muito premiada e reconhecida internacionalmente pelas produções para o público infantil. Lygia Bojunga é lembrada como um dos nomes mais fortes de autores de literatura brasileira por investir em histórias que dialogam de maneira certeira com os pequenos.
A bolsa amarela
Este título é uma espécie de representante da infância que se torna quase atemporal. Raquel é a protagonista dessa história que marca o desejo da descoberta, os anseios pela autonomia e alguns toques dos questionamentos de identidade, característicos da pré-adolescência.
Tchau
No livro de contos Tchau, Lygia Bojunga reúne situações relacionadas a diferentes tipos de despedidas e rupturas. Como dizer adeus e lidar com os sentimentos das separações, amizades que se findam, o luto ou o distanciamento por uma viagem.
Corda bamba
Depois de perder os pais em um acidente no circo, Maria passa a morar com a vó e, enquanto processa o seu luto, acaba descobrindo mais sobre a história da sua família e de si mesma. Acompanhe a narrativa sensível de Corda bamba, mais uma história envolvente da mestre da literatura infantil Lygia Bojunga.
7. Eva Furnari
Eva Furnari é uma autora de origem italiana que migrou para o Brasil bem cedo, quando ainda era criança. Estudou Arquitetura na Universidade de São Paulo, potencializando suas habilidades com desenho.
Por isso, no universo literário começou como ilustradora, mas não demorou muito para lançar seu primeiro livro também como escritora e se tornar referência literária no Brasil. Hoje ela faz parte dos autores de literatura infantil que toda criança merece conhecer!
Drufs
Os Drufs são pequenas criaturas que recebem da professora Rubi, a missão de montar um álbum de família.
A obra é um relato que junta desenhos, legendas e fotos para uma história que trata de memória familiar, resgate fotográfico e diversidade de composição do núcleo familiar.
Leia mais: 6 livros de bruxas que você precisa conhecer
Filó e Marieta
Filó e Marieta são duas bruxas que tem muita história para contar juntas. O livro de imagens é cheio de bruxarias, sustos e surpresas entre as duas.
Luas
Com jogos entre som, imagem e significados, criando relações inusitadas e divertidas, Luas é um livro de poemas visuais da maravilhosa Eva Furnari que vai encantar sua família.
8. Bartolomeu Campos de Queirós
E para fechar nossa lista de autores de literatura infantil temos Bartolomeu Campos de Queirós! O autor dialoga com o público infantil e também com os adultos de maneira muito fluida. Seus títulos tocam bastante os leitores por sua linguagem poética, que aborda temas sensíveis propondo reflexões sobre as coisas mais complexas e até as mais banais da nossa vida.
Raul Luar
Raul Luar é um menino que brinca com brinquedos, coisas, palavras e luzes. Especialmente a luz do luar, pela qual o menino Raul é apaixonado.
Elefante
O elefante criado por Bartolomeu anda por nossos sonhos e almeja crescer e ser livre. Mas nem sempre estamos prontos para deixar algo partir. Esse processo é narrado com maestria em Elefante já que o protagonista, com todo o seu amor, sonho e afeto, tem que aprender a deixar o animal livre para fazer as próprias escolhas.
O olho de vidro do meu avô
Em O olho de vidro do meu avô, conhecemos o avô com olho de vidro azul-claro – um senhor que via o mundo pela metade, mas observava a vida por inteiro, com muita sensibilidade e cuidado.