O Natal vai se aproximando, e com ele o espírito de reunir a família, agradecer por tudo o que se tem e de viver momentos inesquecíveis. Independentemente da crença, a fraternidade e a solidariedade que a data inspira podem contribuir muito para a educação das crianças. Para ajudar nessa tarefa, separamos alguns livros e filmes que tratam de Natal para inspirar sua família.

LIVROS sobre Natal

alvinho e os presentes de natal

Alvinho e os Presentes de Natal

Este livro da brasileira Ruth Rocha é uma ótima opção para conversar com os pequenos sobre publicidade infantil e consumismo, sentimento que toma as crianças – e os adultos também – nesta época do ano. Nele, Alvinho fica encantado com as propagandas que vê e divide com quem está à sua volta todos os brinquedos que deseja ganhar. Mas um pesadelo vai mostrar a ele que presentes demais também podem ser meio perturbadores.

papi noel

Cartas do Papai Noel

O autor de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” adorava encantar seus filhos com cartas escritas pelo próprio Papai Noel todo mês de dezembro. Com selos do Polo Norte e dentro de envelopes, essas cartas contavam sobre o dia a dia do Bom Velhinho e narravam histórias encantadoras daquela terra fantástica. Neste livro, é possível conhecer essas cartas com os desenhos que o próprio J. R. R. Tolkien fazia.

grinch 1

Como o Grinch Roubou o Natal

Escrito nos anos 1950, esta obra é mais uma das criações de Dr. Seuss, o criador de “O Gato do Chapéu” e “Lorax”. Este livro, que ganhou duas versões cinematográficas, é protagonizado pelo Grinch, uma criatura rabugenta que odeia as comemorações de Natal. Disposto a acabar com a festividade, ele não vai medir esforços para acabar com a alegria dos moradores de Quem-Lândia.

expresso polar

O Expresso Polar

Esse clássico natalino escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg foi lançado nos anos 1980, mas ainda hoje ocupa os postos de livros mais vendidos. Ele conta a história de um menino que, ao olhar pela janela, avista o Expresso Polar, um trem que vai transportá-lo para o Polo Norte. Inocente e encantador, o livro também inspirou uma versão para as telonas.

FILMES de Natal

Um Duende em Nova York

duende 1

Criado como elfo na oficina do Papai Noel, Buddy é um pouco diferente de seus colegas. Ele tem o dobro do tamanho de um duende normal, então descobre que seu pai biológico vive em Nova York. Assim, Buddy parte para a cidade grande, onde descobre pessoas totalmente desconectadas do espírito de Natal. Mas, com sua inocência e seu bom coração, Buddy se mostra disposto a mudar isso.

Um Conto de Natal do Mickey

conto de natal

Esse clássico natalino é inspirado na obra “A Christmas Carol”, de Charles Dickens. Nele, o Tio Patinhas é um senhor egoísta e ganancioso, que não faz o bem a ninguém. Mas, na véspera de Natal, é visitado por três fantasmas, que lhe mostrarão outra perspectiva de seus atos e o que pode lhe acontecer caso não mude. A obra literária inspirou também o filme “Os Fantasmas de Scrooge”, outra boa pedida para essa época do ano.

Esqueceram de Mim

esqueceram de mim 1

Que tal apresentar ao seu filho essa produção que provavelmente fez parte da sua infância? Na comédia, Kevin, um garoto de oito anos, acaba sendo esquecido por sua enorme família, que saiu atrasada para pegar um voo para Paris. Como estava cansado de seus irmãos e primos, Kevin fica feliz e decide comemorar a solidão. O que ele não esperava era ter de enfrentar bandidos que planejavam assaltar a casa no feriado.  

O Estranho Mundo de Jack

jack

Com produção do diretor Tim Burton, essa animação meio macabra vai encantar as crianças um pouco mais velhas. Na história, Jack, o rei do Halloween, decide fazer algo de diferente, apropriando-se do Natal. O filme mistura criaturas apavorantes com os duendes e o famoso Papai Noel, tudo isso embalado por canções divertidas.

Operação Presente

operacao presente 1

Prepare-se para conhecer uma versão bem diferente do trabalho do Papai Noel. Nesta animação, o Bom Velhinho é um comandante, e a produção dos presentes faz parte de uma grande operação, parecida com a dos filmes de ação. Mas esse time de especialistas vai ter que enfrentar um desafio: depois que uma criança ficou sem presente, ela corre o risco de perder a fé no Natal.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!