Confira nossa lista dos melhores desenhos dos anos 80 para curtir com a criançada!

Ah, a nostalgia! Quem não sente isso quando pensa nos desenhos dos anos 80 e se lembra de uma época tão boa, em que uma das nossas maiores preocupações era estar de volta da escola a tempo para se sentar em frente à telinha?

Muitos pais de hoje eram crianças nos anos 80, e mesmo os que nasceram depois provavelmente também conhecem algumas dessas animações, já que elas nem sempre chegavam no lançamento aqui no Brasil.

Se você quer assistir a alguns desses desenhos com os seus pequenos nos dias de hoje, mas não se lembra das produções da década, fique tranquilo, pois nós separamos uma listinha repleta de opções para entreter seus dias e noites em frente à TV. Confira!

9 melhores desenhos dos anos 80 para curtir com a criançada

Prepare a coberta, a pipoca e o copo de suco e corra para o sofá com a sua criança. Você também pode voltar a ser uma, pelo menos durante algum tempo!

1 – Os Smurfs

Melhores desenhos dos anos 80. Os smurfs

Nome original: The Smurfs

Transmissão original: 12/09/1981 – 05/01/1990

Temporadas: 9

Número de episódios: 258

O desenho dos Smurfs fez muito sucesso na década de 1980, mas nem todos sabem que eles foram baseados em um desenho belga, chamado de Les Schtroumpfs.

Com personagens icônicos, como Papai Smurf, Smurfette, Johan e Peewit, além do vilão Gargamel e de seu gato Azrael, o desenho foi um dos maiores sucessos da sua época.

2 – Caverna do Dragão

Desenhos dos anos 80. Caverna do dragão

Nome original: Dungeons & Dragons

Transmissão original: 17/09/1983 – 07/12/1985

Temporadas: 3

Número de episódios: 27

Pode parecer até estranho que um desenho que ficou tão marcado no imaginário de quem viveu nos anos 80 tenha sido tão pouco longevo, mas é verdade: Caverna do Dragão teve apenas 27 episódios produzidos.

Inspirado no jogo de tabuleiro Dungeons & Dragons (inclusive, o mesmo jogado pelos personagens de Stranger Things no início da série), um grupo de jovens está em um parque de diversões, mas acaba parando neste mundo de magia e batalhas.

Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby contam com a ajuda do unicórnio Uni e do Mestre dos Magos para que consigam voltar para casa.

Inclusive, um dos maiores destaques é que Caverna do Dragão acabou sem ter seu último episódio produzido, chamado de Réquiem. Ele já tinha sido escrito, mas não foi finalizado porque o desenho foi cancelado.

Se você era um grande fã, temos um presente: o roteirista Michael Reaves publicou o roteiro original em seu site pessoal, e ele pode ser lido aqui (em inglês).

E, se você é fã dessa década, que tal conferir também livros infantis famosos da década de 70 e 80 que os pequenos de hoje também vão amar.

Veja também: 10 livros infantis dos anos 70 e 80 que encantam as crianças até hoje!

3 – He-Man e os Defensores do Universo

Desenhos dos anos 80 para assistir. He-man

Nome original: He-Man and the Masters of the Universe

Transmissão original: 26/09/1983 – 08/12/1985

Temporadas: 2

Número de episódios: 130

Com uma mistura de ficção científica e fantasia, o desenho mostrava as aventuras do Príncipe Adam, que toda vez que levantava sua espada do poder e gritava “Pelos poderes do Grayskull!”, recebia poderes secretos que o transformavam em He-Man, o “homem mais poderoso do universo”.

O desenho se passava no planeta fictício de Eternia e tinha outros personagens, como Gato Guerreiro, Feiticeira, Teela, Mentor e Gorpo, além do vilão Esqueleto.

4 – ThunderCats

desenhos dos anos 80. thundercats

Nome original: ThunderCats

Transmissão original: 09/09/1985 – 29/09/1989

Temporadas: 4

Número de episódios: 130

– “Thunder, Thunder, ThunderCats, hoooo!”

Quem assistiu se lembra dessa frase, dita por Lion-O, o protagonista do desenho, que conta as aventuras de um grupo de humanoides alienígenas que se parecem com gatos.

Cheetara, Panthro, WilyKit, Pumyra e Snarf estão entre os outros personagens, além dos vilões Jackalman, Tug-Mug, Red-Eye e Mumm-Ra.

E se você também for fã de filmes, pode conferir em nosso blog uma lista de filmes para assistir com os filhos.

Veja também: Filmes para assistir com os filhos: 4 histórias sobre mães e filhos

5 – Ursinhos Carinhosos

Desenhos dos anos 80. Ursinhos carinhosos

Nome original: Care Bears

Transmissão original: 14/09/1985 – 25/12/1988

Temporadas: 4

Número de episódios: 60

Outro desenho marcante, sem dúvidas, foi Ursinhos Carinhosos, que contava a história de vários ursinhos que moravam em Nuvem Rosa (ou Reino do Carinho), um lugar sobre as nuvens.

Eles tinham como missão ajudar as pessoas a trocar bons sentimentos, além de proteger a terra do vilão Coração Gelado, que se esforça para acabar com o amor.

Entre os protagonistas, temos a Animada, a Carinhosa, o Feliz, o Fiel, a Ternura, o Amado e o Campeão, além dos vilões Coração Gelado (ou Desalmado), Malvado (ou Malvadeza), Laurinha e Sam Azedo.

6 – Cavalo de Fogo

Desenhos dos anos 80. Cavalo de fogo

Nome original: Wildfire

Transmissão original: 13/09/1986 – 13/12/1986

Temporadas: 1

Número de episódios: 13

Cavalo de Fogo foi outro desenho bem curto, com apenas 13 episódios, mas que marcou época no Brasil. Ele conta a história da princesa Sara, que foi salva da bruxa maligna Lady Diabolyn pelo Cavalo de Fogo, que a levou do planeta Dar-Shan para um rancho em Montana, nos Estados Unidos.

Temos também uma curiosidade no desenho, que foi cancelado antes do seu final. Portanto, não se sabe se Sara se tornou a rainha de Dar-Shan ou não, embora, aparentemente, este fosse o seu destino em Cavalo de Fogo.

7 – Garfield e Seus Amigos

Desenhos dos anos 80. Garfield e seus amigos

Nome original: Garfield and Friends

Transmissão original: 17/09/1988 – 10/12/1994

Temporadas: 7

Número de episódios: 121

Quem não se lembra do Garfield, o gato laranja que era apaixonado por lasanha? E de Odie, cão que gostava tanto de lamber? E de Jon Arbuckle, um cartunista nerd?

Esses eram os principais personagens do desenho, que ficou bastante conhecido e tinha também como destaque as “Rapidinhas”, piadas de 45 segundos de Garfield e da Fazenda do Orson, outra tirinha do mesmo criador, Jim Davis.

8 – DuckTales: Os Caçadores de Aventuras

Desenhos dos anos 80. DuckTales. Os Caçadores de Aventuras

Nome original: DuckTales

Transmissão original: 18/09/1987 – 28/11/1990

Temporadas: 4

Número de episódios: 100

DuckTales é um desenho memorável, mas também marcante, pois é considerado a série de animação mais famosa já produzida pela Disney, com 100 episódios.

Na história, o Pato Donald tenta se alistar à Marinha e pede para seu Tio Patinhas cuidar dos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho na mansão. O velhinho, então frio, se apega aos pequenos e, então, leva-os para acompanhá-lo em suas aventuras pelo mundo para ficar ainda mais rico.

Veja mais dicas bacanas em nosso blog sobre filmes sobre diversidade para ver com as crianças.

Veja também: 5 filmes sobre diversidade cultural para assistir com as crianças

9 – As Tartarugas Ninja

Desenhos dos anos 80. As tartarugas ninjas

Nome original: Teenage Mutant Ninja Turtles

Transmissão original: 14/12/1987 – 02/11/1996

Temporadas: 10

Número de episódios: 200

Quatro tartarugas, todas com os nomes de artistas renascentistas italianos, que viviam em um esgoto, eram treinadas por um rato mutante sensei e amavam pizza. A história parece maluca, mas as Tartarugas Ninja, sem dúvidas, estão entre os melhores desenhos dos anos 80.

Com 10 temporadas e 200 episódios, o desenho é um dos mais memoráveis da década de 1980 e se transformou em um importante elemento da cultura pop.

Veja também: 20 melhores filmes de Natal para crianças (Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e mais)

Assista os melhores desenhos dos anos 80 com seus filhos!

Da mesma forma que nós, hoje adultos, amávamos os desenhos antigos dos anos 80, também podemos mostrar aos nossos filhos o que assistíamos naquela época, quando a resolução passava longe do 4K e a qualidade de som também não era tão boa, mas a alegria era garantida.

Assim como os momentos em que você lê os livros do clube de assinatura infantil do Quindim, assistir aos desenhos pode se transformar em outro delicioso momento de diversão e de troca com as crianças, quando você se sentirá em décadas passadas.

E aí, quais desenhos dos anos 80 eram os seus preferidos? Acha que faltou algum na lista? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!