No mês de junho, o Clube de Leitura Quindim enviou para seus leitores de todo o Brasil livros de tirar o fôlego que vão encantar a todos. Seja pelas ilustrações, histórias emocionantes ou pelas reflexões que despertam. Então, não deixe de conferir essa lista e, se quiser conhecer mais sobre o nosso clube de assinatura, basta entrar em nosso site.

LIVROS DE TIRAR O FÔLEGO PARA PRÉ-LEITORES (0 A 2 ANOS)

Livros de tirar o fôlego. Capa do livro Uma planta muito faminta do autor Renato Moriconi
Autor: Renato Moriconi
Editora: Companhia das Letrinhas

Uma planta muito faminta

Talvez você conheça as plantas carnívoras, mas, definitivamente, não conhece nenhuma como a desse livro. Essa é uma planta carnívora muito, mas muito, faminta. E a fome dela é tanta que ela devora tudo. Desde as coisas mais óbvias como uma aranha, até as mais bizarras como uma vaca paraquedista! Se prepare para mais um dos livros de tirar o fôlego do grande autor de literatura infantil brasileira Renato Moriconi que aproveita essa obra para homenagear um grande clássico da literatura infantil: Uma lagarta muito comilona. O nonsense desse livro vai tirar risadas suas e dos pequenos, e você ainda pode conferir o booktrailer da obra em nosso canal do YouTube.

Livros de tirar o fôlego. Capa do livro infantil O túnel
Escritora: Renata Bueno
Ilustrador: Veridiana Scarpelli
Editora: FTD

O túnel

No próximo livro da nossa lista de livros de tirar o fôlego vamos conhecer uma obra muito interessante que trata muito sobre a questão da perspectiva. Através das ilustrações acompanhamos duas crianças brincando e vemos a cena ser representada através da visão dos mais diferentes personagens que passam pelo parque. Esse é o outro livro de uma série já enviada anteriormente pelo Quindim chamada Aqui e acolá que se propõe a trazer para a literatura conceitos matemáticos de uma forma simples. Você pode conhecer também O espelho, outra obra dessa série que enviamos e que ilustra alguns princípios da ótica de forma muito divertida.

Veja também: Como contar histórias para bebês: 15 dicas para ler com os pequenos

LIVROS DE TIRAR O FOLÊGO PARA LEITORES INICIANTES (3 A 5 ANOS)

Livros de tirar o fôlego. Capa do livro um mar de lágrimas
Escritor: Alejo Valdearena
Ilustradora: Adriana Keselman
Tradutora: Nana Toledo
Editora: Gato Leitor

Um mar de lágrimas

O próximo dos livros de tirar o fôlego traz a história de Emma que, de repente, não consegue parar de chorar. Por que ela chora? Ninguém sabe, mas os monstros marinhos estão muito, muito felizes com a inundação que as lágrimas da menina causaram. Acontece que nem mesmo monstros marinhos foram capazes de resistir à tristeza da menina e se puseram a chorar também. É então que todos se unem para encontrar uma solução para o choro da menina. Essa é uma obra que todos que convivem com os pequenos vão se identificar. E, para saber se a pequena Emma vai encontrar uma solução para essa tristeza, você vai ter que conferir esse livro incrível! 

Livros de tirar o fôlego. Capa do livro Amor, o coelho
Autora: Rita Carelli
Editora: o.Tal

Amor, o coelho

Nos bons e maus momentos, o que desejamos ter a nosso lado é sempre o amor. Às vezes, o amor vem em forma de coelho, ou de gato, ou de mãe, ou de filho, de irmão e de amigo. E, se nós não somos perfeitamente estáveis e temos momentos difíceis e momentos maravilhosos, é natural que o mesmo ocorra com nossas relações, por mais saudáveis que sejam. Às vezes, como descobrimos nesse livro, o amor come nossa paciência e em seguida já está nos fazendo rir. E esta obra é uma homenagem a todos esses amores tão múltiplos. Então, se prepare para esse obra sensível que vai emocionar você ao falar de um coelhinho, mas também do amor!

LIVROS DE TIRAR O FÔLEGO PARA LEITORES AUTÔNOMOS (6 A 8 ANOS)

Livros de tirar o fôlego. Capa do livro De passinho em passinho do escritor Otávio Júnior
Escritor: Otávio Júnior
Ilustradora:
Bruna Lubambo
Editora:
Companhia das Letrinhas

De passinho em passinho

Mesmo em 2021, o funk, oriundo das favelas do Rio de Janeiro, ainda é julgado como algo menor em nosso próprio país. E é por isso que essa obra é tão importante. Aqui, vamos ver como a dança é esporte, é sonho, é diversão, é profissão. E, no caso da Dança do Passinho, patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Neste livro, acompanhamos pés que, de passinho e passinho, ganham seus espaços. Uma obra repleta de representatividade escrita por Otávio Júnior, vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 2020, que vai divertir e encantar a todos. No final, você ainda encontra uma espécie de tutorial que ensina os passos clássicos desse estilo musical que está ganhando o mundo. Que tal aprender você também?

Livros de tirar o fôlego: capa a mancha
Escritor: Guilherme Gontijo Flores
Ilustrador:
Daniel Kondo
Editora:
FTD

A mancha

Uma mancha se espalha pelos mares, tingindo corais de preto e apodrecendo a água por onde passa. “Como é que você acha que cresce aquela mancha?”. Essa é uma obra muito impactante, pois fala dos danos ambientais causados pelo ser humano, e o principal: o que nós estamos fazendo para mudar esse cenário? Dessa forma, enquanto conta a história dessa mancha que tinge as águas, os autores criticam aqueles que não dão a devida atenção às mudanças climáticas e aos danos talvez irreparáveis que causamos ao meio ambiente. Uma obra importante para falar com os pequenos sobre ecologia e a importância de cuidarmos do único planeta que temos.

Veja também: A importância da bibliodiversidade na formação do leitor: Por que ter livros diversos em casa?

LIVROS DE TIRAR O FÔLEGO PARA LEITORES FLUENTES (9 A 12 ANOS)

Livros de tirar o fôlego. Capa do livro Eu fico em silêncio
Autor: David Ouimet
Editora:
Companhia das Letrinhas

Eu fico em silêncio

Um livro que vai falar não apenas com o pequenos mas também com os adultos. Eu fico em silêncio é uma obra que nos toca na medida em que nos reconhecemos na própria protagonista. Nessa história ricamente ilustrada, uma menina nunca se sente ouvida ou compreendida pelos outros, e é então que resolve ficar em silêncio. Mas, nos livros, encontra seu refúgio. Nesse universo fantástico, a menina fortalece sua voz e sua autoestima, descobre mundos incríveis e sabe que, quando finalmente falar, ela será ouvida. Uma obra que vai nos despertar a empatia, ao mesmo tempo em que nos identificamos nas experiências vividas pela protagonista. 

Livros de tirar o fôlego. Livro infantil Tempo de voo
Escritor: Bartolomeu Campos de Queirós
Ilustrador: Alfonso Ruano
Editora: Global

Tempo de voo

O último dos nossos livros de tirar o fôlego é Tempo de Voo do Bartolomeu Campos de Queirós. E, se você não leu nada do autor ainda, não sabe o que está perdendo. Um dos grande autores de literatura infantil do Brasil, sua obra é repleta de lirismo e traz uma prosa poética tocante. Nesse livro em específico, vamos conhecer uma criança e um senhor de idade que passam a tarde juntos conversando e trocando suas experiências sobre o tempo. O menino quer saber o que é o tempo e como ele é. O idoso pacientemente conta como o tempo nos toca de diversas formas ao longo de toda a nossa história. Um livro profundo para ser lido e relido em diversos momentos, pois, a nova cada fase da vida, podemos alcançar outras camadas desse texto sensível.