Que tal criar um cantinho especial para a leitura em família? Um ambiente tranquilo e acolhedor pode tornar a experiência de ler com seu bebê ainda mais prazerosa, fortalecendo o vínculo e o afeto compartilhado nesse momento.
ESCOLHA UM CANTINHO ACONCHEGANTE
Ao ler, mantenha o livro virado para o bebê, permitindo que ele acompanhe as ilustrações e as páginas enquanto você narra. Sempre que possível, deixe-o explorar as imagens antes de virar a página, estimulando sua curiosidade.
DEIXE O LIVRO VISÍVEL PARA SEU PEQUENO
APROVEITE O MOMENTO
Esteja totalmente presente durante a leitura com seu bebê e faça desse momento, um tempo de qualidade, criando conexões e aprendizados. Por isso, nada de celulares, telas, distrações ou pressa!
Durante a leitura, respeite os silêncios, os vazios e as pausas indicadas pela pontuação. Elas guiam o ritmo da obra, criando ênfases ou suavizando informações. Se tiver onomatopeias, entregue-se também à brincadeira de reproduzir os sons, tornando a experiência ainda mais envolvente.
MERGULHE NO RITMO DO LIVRO
LEIA TAMBÉM AS PALAVRAS “DIFÍCEIS”
O vocabulário das crianças se expande naturalmente na primeira infância. Por isso, use diferentes palavras em contextos variados para que os pequenos também aprendam a usá-las. Se necessário, pause a leitura para explicar uma palavra nova.
A leitura é um momento de troca, então não hesite em parar, apontar para um personagem na página, comentar o que ele está fazendo ou algo engraçado na história. É importante ouvir os pequenos também. Preste atenção no seu bebê e no que ele tenta expressar.
NÃO TENHA MEDO DAS INTERRUPÇÕES
RESPEITE O TEMPO DO BEBÊ
Com os bebês, é importante estar atento à disposição deles para a leitura. Se eles estiverem muito agitados no momento, não insista. Espere até que estejam mais tranquilos e disponíveis. E tudo bem se você não conseguir ler o livro inteiro de uma vez, viu? Pare quando achar que convém e continue depois.
Que tal trocar ideias sobre o livro após a leitura? Pode parecer difícil conversar com bebês sobre a história, mas você pode perguntar o que ele mais gostou e comentar sobre os elementos da narrativa. Essa interação pode ser muito enriquecedora!
CONVERSE DEPOIS DA LEITURA
DÊ EXEMPLO
Você já ouviu que as crianças aprendem pelo exemplo, certo? Isso vale também para a leitura. Mostre o quanto você valoriza os livros: tenham títulos diversos em casa, receba e dê livros de presente, e deixe seu filho vê-la lendo e se divertindo. Dessa forma, o seu encanto com o mundo da leitura irá despertar a curiosidade dos seus pequenos também.
Não gostar de um livro mostra que o pequeno está desenvolvendo autonomia e seu próprio gosto. Por isso, se seu filho não curtiu uma determinada obra, não desanime! Guarde-o para tentar de novo no futuro. Claro, você pode escolher livros semelhantes aos que ele já gosta, mas não perca a oportunidade de expandir seu repertório. Você pode se surpreender!
LEMBRE-SE GOSTO É ALGO CONSTRUÍDO
Com o Clube Quindim, você recebe todos os meses em casa livros para bebês!
e ganhe 30% de desconto do 1º mês de assinatura!
Assine com o cupom:
*Válido para os planos anuais