o que é e como diagnosticar?
Muitos comportamentos que as crianças apresentam não são simples birras ou frescura. Algumas reações não são passíveis de correção, porque acontecem de forma automática, sem que a criança tenha controle.
Alguns comportamentos das crianças são respostas automáticas de estresse de informações percebidas pelo corpo. O nosso comportamento depende de estímulos externos (sons, odores, luminosidade, cores etc.) e de sua percepção no meio ambiente interno (do próprio corpo).
Uma vez que essas informações são recebidas, elas são levadas ao cérebro para serem desenvolvidas como uma ação motora ou comportamento. Mas existem pessoas que recebem esses estímulos de forma distorcida, e o cérebro os interpreta como algum perigo ou ameaça.
Ao assimilar a ameaça, é acionado um mecanismo automático de sobrevivência, que pode aparecer em crises de choro diante de estímulo sonoro, ansiedade ao mudar bruscamente de ambiente etc. Esse é o caso de pessoas com Transtorno do Processamento Sensorial, ou TPS.
O único profissional capaz, responsável e autorizado a realizar diagnóstico e tratamento é o Terapeuta Ocupacional com especialização em Integração sensorial, mas existem alguns sintomas que podem nos ajudar a saber o momento de ir a um profissional.
Além da sensibilidade a determinados sons ou sensibilidade tátil, TPS também é caracterizado por: intolerância a algumas texturas e a alguns alimentos pela textura ou cor, dificuldade em usar as habilidades motoras finas e com mudança de ambiente, ansiedade e agressividade diante de algumas situações etc.
Diante desses comportamentos, é importante procurar um profissional adequado que possa acolher e ajudar a criança a entender a melhor forma de lidar com esses estímulos. É nosso papel também, como pais, providenciar à criança um ambiente seguro de jugalmentos.
Crianças, adolescentes e adultos com TPS são inteligentes quanto quaisquer outras pessoas. Seus cérebros são simplesmente conectados de forma diferente e, por isso, precisam ser ensinados a se adaptarem às informações e aos estímulos.