para VOCÊ SE INSPIRAR
Certamente você já viu por aí aquelas listas com nomes femininos e masculinos mais populares para inspirar quem vai ser mãe ou pai.
Mas, e se a inspiração fosse não apenas o nome, mas também as grandes personalidades e suas histórias? Conheça a história de 8 grandes autoras da literatura para você se inspirar!
CECÍLIA MEIRELES (1901-1964)
01
Jornalista, pintora, escritora e poeta, considerada por muitos como a maior do Brasil, Cecília foi, também, professora. Ao longo da carreira, inclusive, não poupou críticas à qualidade da educação brasileira, e defendeu a importância da formação leitora.
RUTH ROCHA (1931)
02
Ruth nasceu em São Paulo, formou-se em sociologia política e se tornou membro da Academia Paulista de Letras em 2007. Tem mais de 200 livros publicados, sendo que alguns deles contam com traduções para mais de vinte idiomas.
LYGIA BOJUNGA (1932)
03
Nascida no Rio Grande do Sul, iniciou a carreira como atriz, passando pelo rádio e pelo teatro até nos presentear com o resultado de seu encontro com a literatura. Em 1982, Lygia recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Prêmio Nobel da literatura infantil.
EVA FURNARI (1948)
04
Eva nasceu em Roma, mas mudou-se para o Brasil aos dois anos de idade. Formou-se em Arquitetura e iniciou seu caminho na literatura com ilustrações, em livros sem texto. Recebeu o Prêmio Jabuti em variadas ocasiões, inclusive pelo livro Drufs, enviado pelo Quindim.
RACHEL DE QUEIROZ (1910-2003)
05
Romancista, tradutora, jornalista e teatróloga, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na ABL e também a conquistar um Prêmio Camões.
CAROLINA MARIA DE JESUS (1914-1977)
06
Uma das primeiras escritoras negras do Brasil, Carolina Maria de Jesus é um dos nomes mais importantes da nossa história. Tendo vivido boa parte de sua vida na favela do Canindé, em São Paulo, sustentando a si mesma e a seus filhos registrou suas vivências em um diário que viria a ser publicado em 1960 sob o nome Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada.
DJAMILA RIBEIRO (1980)
07
Pesquisadora e mestre em Filosofia Política, é ativista do movimento negro, comunicadora, escritora e tornou-se membro da Academia Paulista de Letras em 2022. Seu livro Pequeno Manual Antirracista foi o livro mais vendido em nosso país em 2020.
RITA LEE (1947-2023)
08
Com uma história de vida intensa, inspiradora e fascinante, Rita deixou uma série de quatro livros infantis sobre um ratinho chamado Dr. Alex, que já foi gente mas se transformou em bicho para lutar pela natureza.