Os contos de fadas são histórias que nos fascinam há gerações. E é inegável que Chapeuzinho Vermelho é uma das histórias que vivem em nosso imaginário cultural. Por isso, o Clube Quindim separou uma lista de adaptações surpreendentes de Chapeuzinho Vermelho para nos recordarmos dessa personagem tão querida!

Livros com a chapeuzinho vermelho para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Livros com a chapeuzinho vermelho: chapeuzinho amarelo chico buarque ziraldo
Escritor: Chico Buarque
Ilustrador: Ziraldo
Editora: Autêntica

Chapeuzinho amarelo

O que acontece quando juntamos dois ícones nacionais como Chico Buarque e Ziraldo? É claro que um livro muito divertido, com uma história incrível, ia sair dessa mistura! Chico Buarque escreveu Chapeuzinho Amarelo na década de 1970, quando grandes nomes da literatura infantil como Ana Maria Machado e Lygia Bojunga se consolidavam no Brasil. A obra, que ganhou ilustrações de Ziraldo apenas na edição da José Olympio, na década de 1990, se transformou em um clássico de nossa literatura infantil, sendo lida e apreciada por gerações de leitores. Logo que foi publicada, recebeu o selo Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e em 1998 recebeu o Prêmio Jabuti pelas ilustrações que compuseram a obra. Se quiser conhecer um pouco mais dessa obra e sobre a literatura infantil durante a ditadura militar, que tal conferir em nosso blog? 

livros com a chapeuzinho vermelho: o lobo que caiu do livro
Escritor: Thierry Robberecht
Ilustrador: Grégoire Mabire
Editora: Martins Fontes

O lobo que caiu do livro

Tudo está tranquilo no quarto de Zoé, até que, de repente, um livro caí no chão e de dentro dele sai nada mais nada menos que o próprio lobo mau! Acontece que o lobo não está mais em sua história onde todos o temem, ele está no quarto de uma jovem leitora dona de um gato muito, muito brincalhão que, ao ver aquele lobo por perto, o persegue por toda estante tentando capturá-lo! Para se esconder, o lobo dessa história vai precisar entrar em vários livros até que ele encontra a Chapeuzinho Vermelho e juntos eles encontram uma solução para resolver o problema do lobo. 

livros com a chapeuzinho vermelho: este é o lobo Alexandre Rampazo
Autor: Alexandre Rampazo
Editora: DCL

Este é o lobo

Este é mais um dos nossos livros com a Chapeuzinho Vermelho indicado para os nossos leitores iniciantes. Nele, nos deparamos com um lobo grande e assustador. Um lobo que parece fazer desaparecer Chapeuzinho Vermelho, a vovozinha, o caçador… Para onde será que foi a nossa Chapeuzinho Vermelho? Será que ela vai voltar? E será que esse lobo é tão mau assim mesmo? Venha descobrir o desfecho dessa história super divertida e que vai encantar os pequenos leitores e surpreender a todos com o seu final. E que tal conhecer um pouco mais dessa obra e outros livros com o lobo mau em nosso blog?

Veja também: 8 livros com o lobo mau que seu filho vai amar

Livros com a Chapeuzinho Vermelho para leitores fluentes (9 a 12 anos)

livros com a chapeuzinho vermelho: Chapeuzinho Vermelho
Escritora: Lola Moral
Ilustrador: Sergio García Sánchez
Editora: SESI-SP

Chapeuzinho vermelho

Se você busca por uma versão contemporânea e super divertida desse clássico, a releitura de Lola Moral é um dos livros com a chapeuzinho vermelho que você precisa conhecer. Além de ter o formato em leporello (sanfonado), esta obra desconstrói a história original com muito humor e com uma visão alinhada com o mundo atual sobre todos os personagens e elementos da narrativa. Dessa forma, o lenhador se torna ecologicamente consciente, o lobo mau vira um lobo com fome e que teve seu meio ambiente devastado e Chapeuzinho Vermelho uma pré-adolescente inteligente e cheia de atitude que gosta de passear na floresta e também de videogame. Para finalizar, esta bela obra ainda pode ser aberta e colocada na parede como um pôster. 

livros com a chapeuzinho vermelho: contos de fadas ana maria machado
Autores: Vários autores
Apresentação: Ana Maria Machado
Editora: Zahar

Contos de fadas

Este livro traz uma bela antologia de versões originais de grandes contos de fadas que marcaram gerações. Hoje, a grande maioria de nós conhece apenas versões recentes adaptadas, por vezes censuradas por uma preocupação em amenizar as histórias e proteger seus leitores. Assim muitos contos perdem a força e se tornam histórias açucaradas e didáticas. Em sua origem, porém, eles em geral faziam parte da tradição oral, modificados a cada reconto. Essas diferentes versões se multiplicam. Este é um dos livros com a Chapeuzinho Vermelho que, em vez de apresentar releituras da obra, irá nos apresentar a versão consagrada dessa história que encanta muitos leitores ao redor do mundo. 

Ilustração da capa: Arthur Rackham