Os contos de fadas são histórias mágicas e fantásticas que encantam os pequenos e jovens leitores há gerações. Por isso, o nosso clube de leitura infantil reuniu algumas das melhores coletâneas dessas histórias para você e o seu pequeno conhecerem. Então, confira a lista de livros de contos de fadas logo abaixo:

Livros de contos de fadas que as crianças precisam conhecer

7 LIVROS DE CONTOS DE FADAS QUE AS CRIANÇAS PRECISAM CONHECER: MINIMAGINÁRIO DE ANDERSEN
Escritor: Hans Christian Andersen
Ilustrador: Salmo Dantas
Editora: Companhia das Letrinhas

Minimaginário de Andersen

Hans Christian Andersen é considerado o primeiro escritor moderno de contos de fadas. A partir da tradição dos contos populares, criou textos inéditos que são apreciados até hoje e conhecidos no mundo todo. Nesta antologia de contos de Andersen, foram selecionados contos sobre pessoas humildes, pequenas, frágeis, diferentes e marginalizadas. E caso você não esteja reconhecendo o nome do autor, provavelmente deve conhecer algumas de suas histórias mais famosas como A pequena sereia e a Pequena vendedora de fósforos. Então, não perca tempo para conhecer outras histórias desse grande escritor de contos de fadas.

Livros de contos de fadas: contos de fadas ana maria machado
Autores: Vários autores
Apresentação: Ana Maria Machado
Editora: Zahar

Contos de fadas

A nossa próxima indicação na lista de livros de contos de fadas é uma coletânea que vai trazer uma bela antologia de versões originais de grandes contos de fadas que marcaram gerações. Hoje, a grande maioria de nós conhece apenas versões recentes adaptadas, por vezes censuradas por uma preocupação em amenizar as histórias e proteger seus leitores. Assim, muitos contos perdem a força e se tornam histórias açucaradas e didáticas. Em sua origem, porém, os contos de fadas em geral faziam parte da tradição oral, sendo contados e modificados a cada reconto. Essas diferentes versões se multiplicam. Considera-se, portanto, versão original quando essas histórias foram pela primeira vez fixadas por escrito. E você pode encontrar essas versões originais aqui, nessa coletânea maravilhosa de contos de fadas!

Livros infantis de contos de fadas: Doze Reis e a moça no labirinto do vento Marina Colasanti
Autora: Marina Colasanti
Editora: Global

Doze reis e a moça no labirinto do vento

Marina Colasanti é uma das maiores autoras de contos de fadas contemporâneos e aqui ela traz uma série de contos, que abordam por meio do simbólico temas profundos da natureza humana. Como a própria Marina diz, os contos de fada são uma preparação para a criança entrar no mundo dos sonhos, ou seja, o mundo interior. Seus símbolos substituem uma ideia, uma forma de sentir. Nem sempre a criança capta as camadas de leitura mais profundas. Mas a literatura deixa suas pistas, e se num momento inicial a criança lê apenas o aspecto concreto da história, obras como as de Marina Colasanti começam a abrir caminho para a compreensão de novas camadas mais adiante. Então, não deixe de curtir com os pequenos as histórias únicas da autora e se divirta descobrindo novos mundos fantásticos.

Livros de contos de fadas: Na floresta
Autores: Diversos
Editora: WMF Martins Fontes

Na floresta

Essa próxima obra da lista de livros de contos de fadas é uma coletânea desses contos adaptados para o formato de história em quadrinhos. Então, se o seu pequeno curte uma HQ, ele com certeza vai amar esse formato dessas histórias clássicas. Aqui, vamos ver desde os contos mais famosos como João e Maria até os menos conhecidos como Jorinda e Joringel e A senhora Holle. O que faz dessa uma ótima oportunidade para expandir o repertório de contos infantis do pequeno. E vale lembrar que cada história é ilustrada por um artista diferente, com um estilo e estética únicos.

Livros de contos de fadas: Os pequenos verdes e outras histórias hans christian andersen lisbeth zwerger
Escritor: Hans Christian Andersen
Ilustradora: Lisbeth Zwerger
Editora: Berlendis & Vertecchia

Os pequenos verdes & outras histórias

Essa é outra coletânea de contos do Hans Christian Andersen e, nesta edição, foi respeitada sua liberdade poética e senso de humor. Aqui, crianças e jovens não são tratados como menores, e a literatura abraça a vida como ela é: com momentos de melancolia, sem moral da história, nem obrigação de final feliz. Essa edição ainda foi organizada e ilustrada por Lisbeth Zwerger, vencedora do prêmio que recebe o mesmo nome do escritor dessa obra: o Prêmio Hans Christian Andersen.

Livros de contos de fadas: aladim
Autores: Yasmine Seale e Paulo Lemos Horta
Tradutor:  José Roberto O’Shea
Editora: Zahar

Aladim

Para fechar a nossa lista de livros de contos de fadas, temos o livro dessa história muito querida entre as crianças. Você provavelmente já leu alguma versão ou viu algum filme do Aladim, o jovem ladrão que adquire uma lâmpada mágica e ganha três desejos de um gênio. Essa história vinda das Mil e uma noites é encantadora e não por acaso atrai tanto a atenção das crianças. Nessa edição da Zahar, temos a história original para os pequenos conhecerem mais a fundo o jovem Aladim e sua jornada.