A importância de ler livros de aventura de qualidade
Uma das maiores qualidades da literatura é sua capacidade de nos transportar para outros mundos e situações. Pelas páginas de livros de aventura, é possível visitar o centro do planeta, explorar outras galáxias, se transformar em um bruxo e conhecer seus maiores heróis. Essa potência da literatura ensina, estimula o vocabulário e desenvolve empatia. É porque acreditamos muito nela que nós, do Clube Quindim, trabalhamos para levar literatura de qualidade para as casas das famílias brasileiras.
Livros de Aventura: dicas do Clube Quindim
Aqui, separamos alguns livros de aventura que vão seduzir a todos aí no seu lar. Dá uma olhada:
Caçadas de Pedrinho
Este é mais este clássico do celebrado autor brasileiro Monteiro Lobato. As aventuras envolvendo o Sítio do Picapau Amarelo e as matas que o rodeiam dão o tom da história. Depois que Marquês de Rabicó acredita ter visto uma onça, Pedrinho monta uma expedição para caçar o animal. No entanto, revoltados com a caçada, os animais da região decidem se vingar.
A ilha perdida
Este livro de leitura infantil é um dos maiores clássicos brasileiros. Ele foi o título mais vendido da coleção Vaga-Lume, popular no Brasil nos anos 1970 e 1980. Na história, dois meninos apaixonados por aventuras, Henrique e Eduardo, vão a uma ilha próxima. Depois de muitos desafios, os garotos acabam por se separar. A trajetória envolve um homem misterioso, macacos amigáveis e tentativas para sobreviver por ali.
Os meninos da rua Paulo
Este é um best-seller húngaro, publicado em 1907 e conhecido no mundo todo. Trata-se de um livro de aventura que contagia seus leitores com seu espírito de união e amizade. Nele, um grupo de garotos defende um pedaço de terra que serve para suas brincadeiras, onde fundam a “sociedade do betume”. Isso até que outro grupo de meninos resolve tomar o “grund” deles e lhes declarar guerra. De um jeito encantador, o livro Os meninos da Rua Paulo trata da passagem para a vida adulta e questiona valores como respeito, cidadania e responsabilidade.
Meninos do mangue
O que pode acontecer quando a Sorte e a Preguiça decidem pescar siri no mangue e apostar quem conseguiria pegar o siri com mais patas? Claro que a Sorte vai levar vantagem nessa, e obrigar a Preguiça a contar oito histórias. A partir daí, o leitor vai passear por causos sobre os bichos e as pessoas que habitam o mangue do país. Meninos do Mangue é uma história divertida e rica em elementos da nossa cultura. Com texto e belas ilustrações de Roger Mello, um dos curadores do Clube Quindim, este livro de aventura é reconhecido por uma série de instituições, como o Prêmio Internacional do Livro Espace-Enfants, da Suíça. E também já foi entregue aos leitores do Clube Quindim.
Viagens de Gulliver
O começo desta obra, lançada em 1726, é famoso: um sobrevivente de um naufrágio se vê preso e amarrado por uma legião de minúsculos homenzinhos. Ele está na costa de Lilipute, onde enfrentará uma série de aventuras. Viagens de Gulliver é considerado um dos marcos da ficção científica e uma espécie de livro de viagens. Nele, o autor não só diverte mas questiona a ambição e o apego inerentes à condição humana.
Vinte mil léguas submarinas
Nada como um bom clássico da literatura universal para fazer as crianças e jovens se apaixonarem pela leitura! Lançado em 1869, este livro de aventura combina os conhecimentos científicos da época com a criatividade do autor. A narrativa começa quando o navio Abraham Lincoln, da marinha norte-americana, se prepara para uma expedição a fim de encontrar um monstro marinho. No entanto, os tripulantes do navio acabam atirados ao mar e salvos pelo capitão Nemo e seu incrível submarino Náutilus.
Procuro livros de aventuras como esses com protagonistas femininas. Li a Pipi Meia-Longa pra minha filha, ela adorou, e ela leu recentemente uma ediçao recontada do mágico de Oz (editora Lafonte, tive que garimpar esse). Recomendam algum outro? inclusive dos que ela pode ler, ela já é quase autônoma tem 5 anos, e estamos com dificuldade de achar livros com conteúdo compativel com a habilidade dela e a idade.
Oi, Alexandre, tudo bem?
Você pode dar uma olhada na nossa lista de livros para leitores autônomos. São livros enviados geralmente para os pequenos de 6 a 8 anos, mas acreditamos que a sua filha iria gostar: https://quindim.com.br/blog/10-livros-fase-de-alfabetizacao/
Todos são livros selecionado pelo nossa equipe de curadoria e enviados para os nossos assinantes. Se quiser conhecer mais sobre o Clube de Leitura Quindim é só acessar o nosso site: https://quindim.com.br/
Abraços
Vendo a capa de ” A Ilha perdia” Me veio a lembrança da minha infancia, dos meus pais e dos meus irmãos. Livro é como perfume, você ao sentir o aroma lhe ativa partes da mente que já estavam esquecidas ha muito tempo. Já o livro “Os meninos da rua Paulo não conhecia” , mas valeu a dica de leitura!