Instituto de Leitura Quindim

O Instituto de Leitura Quindim abre suas portas para os jovens leitores, no dia 30 de novembro, com uma biblioteca de referência, inclusiva e um acervo com mais de 5.000 livros infantis, juvenis e teóricos de qualidade. Livros de diferentes países, em diferentes línguas, inglês, espanhol, italiano, português, chinês, árabe, entre outras.

O Instituto, anteriormente chamado de Centro de Leitura Quindim, nasceu no dia 18 de setembro de 2014.  O Instituto vai promover o direito à infância, à educação, à cultura, o livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas, no Brasil e no exterior.

Roger Mello

Segundo o ilustrador Roger Mello e vice presidente, “O Instituto de Leitura Quindim é um  espaço de estímulo a conexão da arte literária narrativa, do livro e da leitura em todas as suas formas e possibilidades, conectando crianças, jovens, artistas, ilustradores, designers, escritores, promotores de leitura, bibliotecários, amantes do livro, de todos os cantos do mundo, devolvendo ao livro para crianças e jovens a possibilidade de uma utopia de convivência em uma biblioteca viva, pulsante. Um panóptico, um centro de discussão em expansão com representação de todo o mundo para eliminar fronteiras através da arte.”



Um espaço de leitura para toda a família

Projeto Biblioteca Quindim 2

Você imagina um espaço onde a família possa passar o dia, fazer um piquenique e ainda estar no meio dos melhores livros? É essa experiência, essa vivência que o Instituto de Leitura Quindim quer proporcionar.  O belíssimo projeto arquitetônico da biblioteca foi desenvolvido em parceria com o escritório Jéssica de Carli Arquitetos

O Instituto também firmou parceria com a ONG Mais diferença que irá dotar a biblioteca com material e capacitar os seus funcionários para atender leitores com diferentes deficiências, como por exemplo, baixa visão, não videntes, baixa cognição e autismo. Uma biblioteca para todos!

Juntamente com a inauguração da biblioteca, o Instituto, inaugura o seu Centro de Estudos e Pesquisas. Um espaço com a intenção de colaborar para a reflexão do papel do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas na sociedade. O Instituto realizará, apoiará ou participará de congressos, simpósios, mesas, redondas, seminários, palestras, ciclos de estudos e cursos, exposições, mostras, com a finalidade de mobilizar mais pessoas em torno do valor simbólico do livro de literatura.

Em 2009, numa viagem para Bogotá (Colômbia), o fundador do Instituto e cofundador do Clube de Leitura Quindim Volnei Canônica conheceu o projeto Espantapajáros, da escritora e especialista Yolanda Reyes. O projeto comporta uma escola infantil, uma livraria e um espaço de formação e pesquisa. Um espaço de referência na América Latina e pensou porque não temos algo assim no Brasil? O Quindim é inspirado nesse belo trabalho.

Fotos Local

A concretização desse espaço só foi possível porque o Grupo Teatral Ueba Produtos Notáveis convidou o Quindim para fazer parte do Centro Cultural Moinho da Cascata. O Centro Cultural funciona num prédio construído em 1905, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, onde já funcionou um moinho que produzia massas. O prédio pertence a Tondo Participações que incentiva a cultura na cidade de Caxias do Sul.

Para a inauguração, que será nos dias 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro, o Instituto de Leitura Quindim está programando encontro com escritores, ilustradores, contadores de histórias, cinema, música e muita diversão! Em breve divulgaremos a programação!

Sobre o Clube de Leitura Quindim:  O Clube de Leitura Quindim tem como objetivo disseminar os melhores livros para crianças de todo o país. Por isso, envia todo mês livros selecionados por grandes curadores que indicam quais obras toda criança precisa conhecer. O Quindim trabalha com um conceito de desenvolvimento do comportamento leitor por faixa etária.

Já conhece o Clube de Leitura Quindim?

O Clube de Leitura Quindim tem como objetivo disseminar os melhores livros para crianças de todo o país. Por isso, envia todo mês livros selecionados por grandes curadores que indicam quais obras toda criança precisa conhecer. O Quindim trabalha com um conceito de desenvolvimento do comportamento leitor por faixa etária.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!