Cólicas em bebês: o que fazer?” Essa é uma das perguntas mais clássicas entre pais e mães, especialmente os de primeira viagem, mas nem mesmo aqueles que já trilharam o caminho da maternidade e paternidade estão imunes a ela.

Quem já passou por isso sabe que os bebês começam a chorar, ficar bem incomodados e se contorcer, o que parte o coração dos pais e cuidadores, que nem sempre sabem o que fazer para contornar a situação.

Porém, no final das contas, o que são as cólicas em bebê? Por que eles ficam assim? Quando isso começa? E quando termina? Será que alguma massagem ou posição especial pode ajudar a aliviar esse desconforto para os pequenos?

Nós reunimos as respostas para essas e outras perguntas, e você confere tudo aqui, no blog do Clube Quindim. Continue conosco e compartilhe também este miniguia com novas mães e novos pais que você conheça.

Por que o bebê tem cólica?

como lidar com cólicas em bebês

As cólicas em bebês acontecem porque o seu sistema gastrointestinal ainda está em desenvolvimento. Então, o leite que eles tomam fermenta e resulta na dilatação do intestino, além do acúmulo dos gases, que são os grandes vilões quando falamos de cólicas em bebês.

A movimentação do intestino ainda não acontece da maneira ideal, o que o desencadeia algumas contrações involuntárias, além da evacuação, cujo ritmo também não está bem definido. Com isso, aparece a incômoda dor nos pequenos.

Todo bebê tem cólica?

cólicas em bebês como lidar

Não. Felizmente, nem todos os bebês são acometidos por elas.

De acordo com o artigo “Recent advances in understanding and managing infantile colic“, publicado na plataforma F1000 Research, aproximadamente 20% dos bebês têm cólicas, ou seja, 1 a cada 5.

Tanto os que mamam no peito quanto os que se alimentam de fórmula podem apresentar cólicas.

Cólicas no bebê: quando começa?

quando começam as cólicas em bebês

Elas geralmente começam entre as duas e cinco semanas de vida do bebê, mas sua chegada pode variar. Não existe uma regra muito específica neste sentido.

Com quantos meses a cólica do bebê passa?

Isso costuma acontecer entre os 3 e 4 meses de idade. Se quiser saber mais sobre o comportamento dos pequenos nessa fase, basta conferir o nosso artigo sobre os saltos de desenvolvimento do bebê.

Veja também: Saltos de desenvolvimento do bebê: o que são e como lidar com as mudanças

Como saber se o bebê está com cólica?

Quem já presenciou as cólicas em bebês sabe que elas raramente passam despercebidas, mas se este momento ainda não chegou para o seu pequeno, é importante ficar de olho em alguns sinais, como os seguintes:

  • Choro inconsolável;
  • Gritos;
  • Movimentos de esticar as perninhas e puxá-las até a barriga;
  • Estômago dilatado ou distendido;
  • Punhos cerrados;
  • Rosto avermelhado depois de um longo episódio de choro;
  • Costas arqueadas;
  • Flatulência (os famosos “puns”).

Não necessariamente os bebês apresentarão todos esses sintomas, mas esses são alguns dos principais e vale a pena ficar atento para observar qualquer comportamento que possa fugir do comum.

Qual é a melhor posição para bebê com cólica?

cólicas em bebê como lidar com elas

Deite o bebê com a barriga para baixo em seu antebraço. Então, enquanto estiver com ele nessa posição, faça movimentos circulares em suas costas. Além de ser um chamego, esse carinho costuma ajudar a aliviar a pressão na barriguinha para mandar os gases embora.

Sempre que perceber que o bebê está incomodado, coloque-o assim e veja como ele tende a se sentir aconchegado e confortável.

Quais são as melhores massagens para cólicas em bebês?

Há diferentes técnicas para ajudar a aliviar as cólicas em bebês, que ficam ainda mais fáceis de ser aplicadas com óleos de massagem hidratantes, preferencialmente indicados ou autorizados pelo pediatra. Veja só:

  • Deslize as mãos do centro do peito do bebê em direção aos ombros e a região lateral do corpo. Depois, também partindo do centro do peito, massageie em direção ao abdômen e às pernas.
  • Coloque o bebê de bruços em suas coxas e deslize as mãos por suas costas.
  • Com o bebê de barriga para cima, cruze suas perninhas e leve-as em direção ao abdômen, pressionando suavemente. Faça isso com uma perninha na frente e depois com a outra.
  • A famosa “bicicletinha” também é bastante indicada: segure as pernas do bebê um pouco abaixo dos joelhos e faça movimentos de ir e vir, como se o pequeno estivesse pedalando uma bicicleta. Isso pressiona levemente a barriguinha e ajuda a aliviar as cólicas.

E a bolsa de água quente para bebê com cólica, funciona mesmo?

Pode ajudar sim. A temperatura quente é uma grande aliada para ajudar a aliviar as cólicas, e como não traz contraindicações (quando moderada, é claro), vale muito a pena recorrer a ela.

Você pode usar uma bolsa de água quente para bebê com cólica na região da barriguinha do bebê, de preferência envolta de uma fralda de pano para não queimar a pele do pequeno. Compressas quentes de pano, aquecidas no ferro de passar, também podem ajudar.

Até mesmo banhos quentes podem ajudar a mandar as cólicas embora, além de trazer um relaxamento sem igual para os pequenos.

E colocar o bebê para arrotar, também vale a pena?

cólicas em bebês recém nascidos

Com certeza! Na verdade, essa não é uma recomendação apenas para quem quer saber como aliviar cólicas em bebês, mas sim para todos os bebês depois de mamar, seja no peito ou na mamadeira, geralmente até os 6 meses de idade.

Fazer isso é bem simples: basta segurar o bebê em pé em seu colo por alguns minutos, até ouvir um arroto ou mesmo um som bem suave, que indica que o ar foi liberado. Às vezes nem dá para ouvir esse som de tão suave que ele é.

Não se esqueça de que nem sempre os bebês arrotam depois de mamar, especialmente para os que mamam no peito. Se eles não tiverem ingerido ar durante a mamada, então não precisarão colocá-lo para fora!

Quais são os alimentos que dão cólica no bebê?

Geralmente, a introdução alimentar se inicia por volta dos 6 meses de vida dos bebês, período que pode variar de acordo com alguns fatores, como os sinais de prontidão que eles apresentam para, literalmente, indicar que estão prontos para comer.

Embora seja comum ouvir que há alimentos que dão cólica no bebê durante a amamentação, essa ainda é uma questão bastante controversa entre os profissionais da área da saúde.

Há aqueles que sugerem que as cólicas do bebê podem aumentar de acordo com o que a mãe come, o que seria transmitido pelo leite materno. Porém, nem todos acreditam que isso realmente aconteça.

De qualquer forma, alguns dos alimentos mais comentados quando se fala sobre isso e que, portanto, podem ser evitados pelas mães lactantes, são os seguintes:

  • Bebidas gaseificadas;
  • Bebidas com cafeína;
  • Bebidas energéticas;
  • Leguminosas, como soja, feijão e afins;
  • Comidas apimentadas;
  • Frituras, pizzas, hambúrgueres e afins;
  • Laticínios em grandes quantidades;
  • Ovos;
  • Certos vegetais, como brócolis, couve-flor e repolho.

Porém, mais uma vez, essa é uma questão que depende de cada médico. O ideal é conversar com o seu pediatra e alinhar a conduta que será adotada, tudo bem? Além disso, você também pode conferir em nosso blog quais são os alimentos que ajudam a aumentar a imunidade das crianças.

Veja também: Como aumentar a imunidade infantil? Conheça 9 alimentos indispensáveis

Qual é o melhor remédio para cólicas em bebê?

Nenhum remédio deve ser prescrito aos bebês (e nem aos adultos, na verdade) sem a respectiva recomendação médica. Por isso, caso você tenha interesse em algum remédio para cólicas em bebê, converse com o seu pediatra de confiança.

Porém, felizmente, se você quer saber como aliviar cólicas em bebês sem dar remédio, há várias técnicas que podem ser aplicadas, como as que vimos aqui!

Aprendeu como aliviar cólicas em bebês? Então compartilhe com seus amigos!

colicas em bebês para quando

São várias dicas, técnicas e práticas que podem ajudar a aliviar um momento tão incômodo e desconfortável para os pequenos, o que é um grande alívio para eles e também para pais e cuidadores.

Depois de conferir todas essas dicas, não se esqueça de compartilhar com seus amigos, familiares e colegas, especialmente aqueles que terão um bebê dentro de pouco tempo. Assim, eles poderão lidar com isso da melhor maneira possível!

Você tem outra dica para aliviar as cólicas em bebê? Qual é a sua predileta entre as que comentamos? Se lembra de qual é a mais eficiente para o seu bebê? Deixe sua opinião aqui nos comentários e até a próxima!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!