As férias de fim de ano são um período muito aguardado pelas crianças. Nessa época, muitas famílias aproveitam para passar alguns dias na praia, aproveitar o sol e se divertir com as crianças. E se você é uma daquelas pessoas que não consegue viajar sem um livro, esta lista foi feita para você!

8 livros para ler na praia com as crianças meio

Em casa, na praia ou na piscina, os livros são uma ótima opção para divertir as crianças e substituir o tempo que passam na frente das telas, que infelizmente costuma aumentar quando elas estão de férias.

Por isso, o clube de assinatura Quindim separou uma lista com obras incríveis para você ler na praia com os pequenos de pé na areia, debaixo de um guarda-sol, sentindo o calor do verão, ou apenas em casa curtindo um dia tranquilo em família.

Veja também: 10 brincadeiras para fazer em casa com crianças até 12 anos.

BannerConteudo IdadeFilho

Livros para ler na praia com os pré-leitores (0 a 2 anos)

Onda (autora Suzy Lee, editora Companhia das Letrinhas)
Autora: Suzy Lee
Editora: Companhia das Letrinhas

Onda

Se você vai passar alguns dias na praia com os pequenos, essa é uma leitura perfeita para vocês. Nesse livro-imagem de Suzy Lee, vemos a ida de uma menina à praia. Em um primeiro momento, ela parece receosa em entrar no mar, mas logo depois se diverte correndo pela areia e provocando as águas até então calmas do mar. Até que vem uma grande onda… Observe a composição das páginas, quais elementos se encontram em páginas opostas e como a dobra interna do livro tem um papel importante na narrativa. Você conseguiu reparar que o livro aberto imita o horizonte?

Livro Dia de Sol de Renato Moriconi
Autor: Renato Moriconi
Editora: Jujuba

Dia de sol

E, para entrar no clima do verão, nada melhor do que um livro cujo personagem principal é o próprio sol. Nessa obra de Renato Moriconi, o sol resolve ficar até mais tarde pelo céu e brincar com os cenários que ele ilumina. Para os adultos, pode ser fácil enxergar que o sol cria uma juba de um leão ou a roda gigante de um parque de diversões. No entanto, para os pequenos que estão começando a formar seu repertório e a compreender o mundo ao seu redor, será uma descoberta divertida!

Livros para ler na praia com os leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Pronto, foguete, vamos!
Escritor: Estevão Azevedo
Ilustradora: Ana Matsusaki
Editora: FTD

Pronto, foguete, vamos!

Se está precisando de uma leitura gostosa para aqueles dias em que a chuva não dá trégua, essa dica é para você. Você já deve ter vivenciado uma situação em que as embalagens de um presente foram mais interessantes para a criança do que o próprio brinquedo. Uma caixa pode virar um foguete, um carro, uma casa. É essa imaginação e criatividade presentes na infância que podemos ver retratadas nesse livro de autoria de Estevão Azevedo e Ana Matsusaki. Iolanda cria seu próprio foguete na sala de sua casa e tenta de tudo para fazê-lo decolar. Uma obra que vai divertir adultos e crianças e incentivar a criatividade dos pequenos!

CapaFrente Leotolda Transparente e1734102734396
Autora: Olga de Díos
Editora: Boitatá

Leotolda

Quem nunca foi brincar na casa dos amigos nas férias? Nessa obra de Olga de Dios, Tuto, Catalina e Kasper vão até a casa de Leotolda, mas não a encontram. Eles procuram por toda a casa, descobrem uma passagem dentro do guarda-roupa para outro mundo, chegam até a Praia das Sereias e nada de Leotolda. Para encontrá-la até mesmo o leitor participa da história e pode desenhar sua versão de Leotolda com base nas características que seus amigos contam durante a história. Esta é uma obra para vocês lerem, relerem e criarem quantas Leotoldas quiserem nestas férias.

Livros para ler na praia com os leitores autônomos (6 a 8 anos)

Livro Seu tainha
Escritora: Janaína de Figueiredo
Ilustradora: Bruna Lubambo
Editora: Tigrito

Seu Tainha

Esta é a história de um menino que espera ansiosamente a passagem de um barco pesqueiro. O menino está sempre a postos em sua janela esperando para acenar para o barco e com o sonho de fazer parte de suas aventuras no mar. Mas, um dia, o barco não aparece, e essa é uma grande perda para o menino. A obra de Janaína de Figueiredo e Bruna Lubambo apresenta ao leitor um pouco da cultura caiçara e mostra a criação do vínculo de um menino com uma parte de sua rotina, o fim desse ciclo e, quem sabe, o início de um novo.

Livros sobre amor para crianças: O guarda-chuva que desenguardachuvou (autor Claudio Fragata, ilustradora Raquel Matsushita, editora Trioleca)
Escritor: Claudio Fragata
Ilustradora: Raquel Matsushita
Editora: Trioleca

O guarda-chuva que desenguardachuvou

Você já pensou em como seria se um guarda-chuva fosse gente? E se ele ainda se apaixonasse por uma sombrinha? Nessa história infantil de Claudio Fragata e Raquel Matsushita, um guarda-chuva mal-humorado que não pode ver um dia ensolarado vai a uma apresentação de dança e se encanta por uma sombrinha alegre e encantadora que o faz ver a vida de outra forma. Essa mudança também é nítida nas ilustrações do livro, que começam com um tom mais escuro e aos poucos as cores vão se tornando mais vivas, como em um dia de sol. Uma ótima leitura para a época do verão, não é?

BannerConteudo RecebaDicas

Livros para ler na praia com os leitores fluentes (9 a 12 anos)

Piratas à vista (autor Samir Machado De Machado, editora FTD)
Escritor: Samir Machado de Machado
Ilustrador: Rafael Coutinho
Editora: FTD

Piratas à vista

Mais uma dica de livro que com certeza combina com férias na praia: uma história de piratas! Lutas de espadas, navios saqueados e outros elementos de uma verdadeira aventura pirata estão presentes nessa obra que tem o litoral brasileiro como cenário e que se passa na época do Brasil colonial. Nessa história de Samir Machado de Machado e Rafael Coutinho, as crianças são colocadas como protagonistas e cabe a elas tentar salvar o Rio de Janeiro de uma invasão de piratas franceses.

Entregas Expressas da Kiki
Escritora Eiko Kadono
Ilustrador: Daniel Kondo
Editora: Estação Liberdade

Entregas expressas da Kiki

Kiki é uma bruxinha que ao completar 13 anos precisa sair de casa e descobrir como se virar sozinha. De forma única, a obra retrata um processo que todos vivemos: o passar dos anos, a transformação pessoal, o início da vida adulta. Esse livro, dos autores Eiko Kadono e Daniel Kondo, inspirou o filme O serviço de entregas da Kiki do Studio Ghibli, de 1989. Depois da leitura, que tal vocês fazerem uma sessão de cinema durante as férias e verem o filme juntos?

BannerHome LivrosTransformadores